Campanha “Mancelos solidário”
A Junta de Freguesia promoveu, no final do 2010, uma campanha de solidariedade para recolha de bens alimentares, de vestuário e calçado e de brinquedos. A iniciativa, que decorreu nos meses de Novembro e Dezembro, superou de tal forma as expectativas que só em Fevereiro deste ano é que foi possível concluir a entrega do material recolhido.
A título de exemplo, foram entregues durante a campanha mais de 50kgs de arroz, 50 litros de leite e 30 litros de óleo alimentar, para além de açúcar, bolachas, enlatados e massas, entre outros bens. A nível de vestuário e de calçado foram recolhidas mais de 4000 peças, enquanto brinquedos foram mais de 100.
“Feito o balanço, sabemos que temos de começar mais cedo, principalmente a nível da divulgação, foi tudo feito muito rápido. Temos de divulgar mais cedo para distribuirmos tudo antes do Natal. A resposta foi muito positiva. Houve até uma senhora que disse ter sido a altura em que teve o armário mais cheio”, comenta o presidente da Junta, Carlos Carvalho.
Os bens recolhidos foram entregues a algumas famílias carenciadas da freguesia e a entidades de cariz social, como a Casa do Gaiato (Paço de Sousa), a Liga Portuguesa Contra o Cancro (Porto), a Terra dos Homens (Amarante), a Via Nova (Vila Real) e a Sonho de Vida (Mancelos).