O vale agricola aqui existente é um dos mais férteis do Concelho, produzindo cereais e óptimo vinho verde. A riqueza e diversidade, patente em casas solarengas, igrejas, capelas, sítios pitorescos, artesanato, etnografia e folclore fazem parte da nossa memória colectiva. Dista 12km da sede do concelho. Em tempos, Mancelos pertenceu à comarca de Guimarães e ao antigo concelho da Stª Cruz.

A Igreja de S. Martinho de Mancelos é uma sóbria arquitectura românica da baixa Idade Média - século XII. A parte frontal é guarnecida com uma torre rectangular ameada e uma antiga galilé que, por sua vez, adorna o pórtico. A portada, do século XIII, tem quatro arquivoltas que anunciam o gótico e a profunda essência do simbolismo românico rural que adaptou formas fitomórficas, as mesmas que servem para retratar esse meio ambiente. Oito vigorosas bases mantêm de pé oito fustes de uma só peça muito bem conservados, que representam as virtudes das hierarquias eclesiásticas. Os capitéis, mais que um motivo de decoração, representam a palavra da Deus manifestada na Bíblia, para que a comunidade faça leituras mentais e meditações para alimento da alma.
O primeiro capitel da parte direita é uma referência ao Iírio, símbolo da pureza e da pobreza. O segundo capitel trata das amendoeiras, cujo símbolo representa a valentia e a fraternidade. O terceiro representa uma videira retorcida, de frondosa folhagam anunciadora de frutos novos. O quarto capitel é dedicado ao Iimoeiro a aos frutos de cor aurífera, símbolo da incorruptibilidade cristã. O primeiro capitel do Iado esquerdo representa uma oliveira que simboliza a misericórdia. Os dois seguintes são reiterações sobre a amendoeira a a videira. O quarto rapresenta uma palmeira, símbolo da justiça e da verdade. S. Martinho é padroeiro de Mancelos, nasceu no ano de 316 em Sabária da Panónia, actual Hungria e toda a sua vida e obra é das mais conhecidas em todo o mundo cristão.

Manhufe, Lugar desta freguesia, (onde, em 1809, teve lugar uma batalha no tempo da invasão francesa, para defesa do avanço sobre Amarante) possui interessantes casas rurais.
Este Lugar é o berço de Amadeo de Souza Cardoso, de onde é originária também a sua família. A força e dinamismo desta freguesia está nas suas gentes e no coletivismo.